sábado, 17 de janeiro de 2009

Cinemão


Quem já fez o curso de cinematografia da AVM deve ter a lembrança que eu falei de uma película de 7omm que na década de 1970 projetava filmes em 70mm chamado cinerama -Sistema cinematográfico desenvolvido por Fred Waller, do departamento de efeitos especiais da Paramount Pictures, que utilizava três câmaras e três projectores para gravar e projectar imagens de grande formato. O sistema foi apresentado pela primeira vez na Feira Mundial de Nova Iorque em 1939 com o nome Vitarama e envolvia cerca de 11 projectores. Em 1952, surge o primeiro filme com base numa versão mais simples do sistema, mas só em 1962 surge a primeira longa-metragem produzida no sistema Cinerama: A Conquista do Oeste, realizado por John Ford. Embora o sistema tenha sido um sucesso comercial, ele levantava grandes problemas técnicos, nomeadamente a junção das três imagens, que quando não ocorria corretamente provocava um efeito de desfocagem desagradável. Devido a estes problemas o Cinerama foi abandonado e substituído pelo sistema de uma única lente de grande formato (70mm).
Pois é ele voltou com outra roupagem, técnicas, equipamentos de projeção diferenciados, nome diferente, mas, é ele mesmo o próprio.
Segundo o guia da folha, o Unibanco Pompeia inaugurou dia 16 a primeira sala "IMAX"
Eu me lembro de ter assistido em "CINERAMA" projeção de 70mm, som estéreo na época, o tamanho da tela eu realmente não me recordo, no CINESPACIAL na avenida São Jõao a vários filmes como Aeroporto 75 e Inferno na torre. Deixando o saudosismo de lado vamos conferir a modernidade e arrojo do "novo " IMAX.
  • Projeção em 70MM
  • Tela de 14M x 21M (equivalente a um prédio de 6 andares) e mais brilhante que as telas normais.
  • Óculos especiais para a projeção em 3D
  • Sistema de som souround sound digital (dolby digital) com 12 mil wats de potência (as salas convencionais chegam ao máximo de 6 mil wats)

Minha sincera opinião, vale muito a pena conferir!!!

Abraços



Nenhum comentário: